
Em tempos de pandemia, as fake news sobre as vacinas contra a Covid-19 tomaram conta da internet. O movimento lembra algo que ocorreu em menor escala no início da década passada: as fake news sobre as vacinas contra o HPV. Primordiais para a prevenção do câncer no colo do útero, uma das doenças que mais vitima mulheres no Brasil, a vacina foi alvo de desinformação de grupos negacionistas e até foi citada como culpada em episódios que ocorreram no país.
Com o intuito de combater a desinformação sobre a vacina contra o HPV, a jornalista Gracielly Bittencourt organizou o projeto “Conhecimento é vacina para a desinformação” e organizou oficinas com alunos da professor de filosofia Mayara Moreira, no CEM 02, escola localizada em Ceilândia (região administrativa do Distrito Federal).
Participaram de palestras e de uma oficina a biomédica Kathlen Deruci e o editor do Boatos.org Edgard Matsuki. Os alunos, ao final da oficina produziram cinco checagens sobre a vacina contra o HPV. Foram feitos textos, vídeos e artes para redes sociais. O material (que passou por supervisão e edição pelo Boatos.org) pode ser conferido abaixo: